Declaração pública frente às jornadas de protesto social no Chile

Como organização que trabalha de forma incansável pela promoção e defesa dos direitos fundamentais, a propósito do ocorrido durante o fim de semana no Chile, a Derechos Digitales repudia energicamente a criminalização do protesto social e suas legítimas demandas, que têm origem em uma deficiente distribuição da riqueza gerada no país.

Repudiamos também a militarização do conflito e a escalada da repressão e uso excessivo da força que ocorreu em sequência. Longe de apaziguar os ânimos, a medida aumentou o clima de polarização, violência e insegurança na população. Convocamos as autoridades a responder ao país as denúncias de torturas e violações de direitos humanos por parte de uniformados que, junto com os casos que resultaram fatais, exemplificam de maneira cruel o equivocado manejo político da situação. Esses casos devem ser investigados e as responsabilidades – penais e políticas – devem ser assumidas por quem corresponda.

Os direitos fundamentais são a pedra angular de uma democracia forte e sua restrição constitui um antecedente lamentável. A cidadania precisa hoje de soluções políticas que respondam às questões que estão na base do descontentamento, construídas a partir de uma convicção e compromisso profundo com os valores democráticos que tanto custaram recuperar e manter.

Na Derechos Digitales seguiremos trabalhando com esses objetivos como norte.