Contenido caja

EM ALGUM LUGAR,
ALGUÉM ESTÁ TENTANDO ACESSAR AS SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

A Amistosa Caixa Antivigilância é um conjunto de ferramentas e conselhos práticos que te ajudam a proteger as suas informações pessoais e as de outras pessoas. Nunca foi tão importante proteger nossos dados como hoje: as empresas, os cibercrimosos e mesmo o Estado estão tentando obtê-los com mecanismos cada vez mais sofisticados. Mas o direito a privacidade é importante demais para nos darmos por vencidos(as). A Amistosa Caixa-Antigilância te mostrará ferramentas para enfrentar algumas ameaças comuns e guardar as suas informações pessoais e as de outras pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
¿Quer uma Amistosa Caixa Antivigilância?
Informe-se sobre nossa política de distribuição aqui.

Adesivo cobre-webcam

Você já se perguntou alguma vez se é possível que alguém esteja te espionando?

Certamente é uma pergunta que parece ter um alto grau de paranóia, mas –lamentavelmente- as possibilidades disso acontecer são mais altas do que você pode imaginar. A câmera e o microfone dos seus dispositivos podem ser ativados muito facilmente de forma remota e sem que você perceba. É uma prática comum de criminosos digitais, empresas ou Estados interessados em nos espionar. É possível que ninguém esteja te vigiando, mas para quê correr riscos desnecessários? Colocando um adesivo sobre a sua webcam ninguém poderá te ver. Precisa tirar uma foto ou participar de uma vídeo-conferência? Sem problemas, é só tirar o adesivo e depois colocá-lo de volta.

Não tem adesivo para cobrir a webcam? Não se preocupe, um post-it ou um pouco de papel adesivo também funciona. Pode ficar um pouco feio, mas te protegerá!
Sticker cubre webcam

Protetor RFID

O que há em comum entre seu cartão de transporte, seus cartões bancários, sua carteira de identidade e seu passaporte?

Além de serem documentos importantes, provavelmente funcionam com uma tecnologia chamada "identificação por rádio frequência", o RFID, um sistema de armazenamento e recuperação de dados que permite identificar a identidade de um objeto por ondas de rádio. Sem dúvida, como tudo na vida, o RFID não está livre de vulnerabilidades: toda a informação armazenada pode ser facilmente clonada ou roubada. O quê? Como? É sério? Se o sistema funciona por ondas, a informação guardada em seus cartões pode ser acessada a distância, permitindo o roubo de dinheiro, o acesso a suas informações pessoais, e, inclusive, que te rastreem sigilosamente. Então o que fazer? Fácil: basta colocar os seus cartões dentro dos protetores da Amistosa Caixa Antivigilância e eles não poderão mais ser lidos a distância.

Não tem um protetor para os seus cartões?
Você pode envolvê-los em papel alumínio ou utilizar tetra-pack. É menos elegante, mas funciona.
Protector RFID

Protetor USB

Isso já aconteceu com todo mundo: você está fora de casa e a bateria do celular está no fim; em minutos você vai ficar sem comunicação. O que fazer? Talvez conectar seu telefone ao computador de alguém ou encontrar um lugar público para recarregar a bateria, como os que existem em aeroportos. Simples, né? Talvez nem tanto. Cada vez que você conecta seus dispositivos através de uma entrada USB, além do intercâmbio de energia está permitindo também a troca de dados, ainda que sem o seu consetimento. Isso pode ser perigoso porque permite a transmissão de vírus e programas maliciosos, assim como o roubo de informações. O computador de um amigo pode estar infectado sem que ele saiba enquanto alguém mal intencionado pode estar usando os pontos de carga públicos para seus próprios fins. Mas não se assuste, existe uma solução: o bloqueador USB bloqueia a transferência de dados para o seu dispositivo, permitindo carregar a bateria de forma limpa e segura. Conecte seu dispositivo ao protetor USB e ele servirá de ponte com a fonte de energia.

Se você tem interesse em fazer o seu próprio protetor USB, neste link poderá encontrar instruções para fabricar um usando um cabo USB que você não utilizada e um soldador elétrico. Parece complicado, mas vale a pena dar uma olhada.
Protector USB

Conselhos Úteis

Parte importante da sua segurança tem relação com hábitos e práticas. Tendo em mente que estar totalmente seguro(a) é totalmente impossível, abaixo você encontrará alguns conselhos simples para minimizar os riscos.

Preste atenção nos lugares que você clica

A maneira mais simples de infectar seu computador é por meio de links malicioso disfarçados de conteúdo interessante, divertido e inofensivo.
Se você não sabe quem é o(a) remetente de um e-mail, recomendamos encarecidamente que não o abra; é possível que seja alguém - um cibercriminoso, alguma empresa ou mesmo o Estado - tentando acessar seu dispositivo.
No pior dos casos, alguém poderia ter controle sobre sua equipe, acessar a sua câmera ou microfone (para te ver e ouvir); registrar o que você digita, e com isso, saber as senhas que você usa nas redes sociais, contas bancárias e outras coisas. Além disso, poderá ver seus arquivos, seu histórico de navegação, entre outras coisas.

O que se pode fazer contra essas ameaças?
Com um pouco de precaução é possível minimizar o perigo:

Preste atenção no que você clica. Utilize bloqueadores de publicidade, que identificam e eliminam anúncios em sites, como uBlock Origin.
Mantenha seu navegador atualizado.
Navegue por sites seguros usando a extensão HTTP Everywhere.
Se for possível, evite fazer cliques em links de e-mails, principalmente se os(as) remetentes não forem conhecidos(as).

Será que suas senhas são seguras?

123456, 123abc, datas de nascimento, números da sorte ou combinações previsíveis. O objetivo de uma senha é impedir que outros acessem suas contas; quando você usa uma muito simples, está abrindo a porta para qualquer pessoa com vontade de se apoderar de suas valiosas informações.
Ter senhas fortes é uma forma fácil de proteger-se. E lembre-se sempre: não utilize a mesma senha para plataformas diferentes. Mas, como vou me lembrar de tantas senhas complicadas? Alguns conselhos:

Utilize um chaveiro de senhas, que é uma aplicação capaz de gerar senhas aleatórias e seguras. KeePass é um fácil de usar e é grátis.
Ative a autenticação de 2 passos, que envia uma mensagem ao seu celular antes de entrar nas suas contas. Facebook, Twitter e Gmail possuem essa funcionalidade.
Crie senhas usando combinações de números, letras e símbolos aleatórios sem relação entre elas. "cachorrocarrolosandojanela" é mais seguro que "olindocachorropreto".

Proteja suas comunicações

Ninguém quer que qualquer pessoa tenha acesso a suas conversas privadas. As aplicações de mensagem instantâneas e os emails funcionam como um cartão postal: se alguém no meio do caminho consegue pegar o seu cartão postal, se quiser, poderá lê-lo e também guardar o que você envia. Esse interceptador poderia ser o seu provedor de internet ou alguém que instalou aplicações maliciosas em seus depositivos. Diante desses riscos, considere:

Usar aplicações que tenham criptografia ponta-a-ponta. Isso significa que as suas mensagens estarão codificadas/cifradas e ninguém poderá lê-las, a não ser você e a pessoa para quem você está enviando um e-mail, por exemplo.
NUNCA compartilhe informações sensíveis através de um chat. Quando falamos de sensível estamos falando das suas informações bancárias e senhas, mas pode ser também qualquer informação que você não queria que seja lida por outras pessoas.